"Madrugada trabalhosa": Mais de 470 bombeiros combatem dois incêndios no distrito de Bragança
Mais de 470 operacionais apoiados por 162 veículos combatiam, neste início de segunda-feira, dois incêndios no distrito de Bragança que deflagraram no sábado, esperando os bombeiros uma madrugada "muito trabalhosa", segundo a proteção civil.
Corpo do artigo
De acordo com a informação disponível à 1.20 no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio que deflagrou no sábado, pelas 19.10, no concelho de Vimioso estava a ser combatido por 225 operacionais, apoiados por 78 viaturas.
Já o fogo que lavra desde as 19.55 de sábado em Soutelo, Carregosa, no município de Bragança, estava a ser combatido por 246 operacionais, apoiados por 84 veículos.
Em declarações à agência Lusa, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, disse que a noite vai ser de trabalho intenso para os bombeiros, na tentativa de dominar as chamas.
"O incêndio que começou no concelho de Vimioso deu-nos muitas preocupações e pressão com a aproximação da frente de fogo à povoação de São Martinho de Angueira, atingindo a periferia de algumas habitações", disse o comandante.
Salientando que embora "os riscos para a localidade" já estejam "ultrapassados", João Noel Afonso indicou que o fogo "continua com uma frente ativa e vários focos dispersos".
"Vamos ter uma noite e madrugada sem entrada de humidade e vai ser muito trabalhosa", acrescentou.
O incêndio que começou no concelho de Vimioso estava ao início da madrugada nos territórios de Cicouro e São Martinho de Angueira e lavrava em direção à localidade espanhola de Alcanices.
O alerta para o incêndio foi dado pelas 19.10 de sábado em Caçarelhos e Angueira, na vila raiana de Vimioso.
Pelas 6 horas de domingo, o fogo chegou a ser dado como dominado, mas ao início da tarde teve uma reativação.
Ainda durante a tarde de domingo, os meios aéreos envolvidos no combate às chamas foram reforçados e estiveram no local sete meios, dois dos quais espanhóis.
Já o incêndio que lavra em Soutelo, Carregosa, no Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança, tinha, ao início da madrugada de hoje, duas frentes ativas.
"O incêndio de Carregosa continua ativo e com muita intensidade, vamos reforçar os meios de combate [...] para dominar as duas frentes ativas", referiu João Noel Afonso.