Com a natural exceção para cargas e descargas e acesso a garagens, mais de 100 ruas no Porto vão estar cortadas ao trânsito no domingo para deixar passar a Maratona. Os condicionamentos, entre a Rotunda da Anémona, o Túnel da Ribeira e a Rotunda do Freixo, estarão em vigor até às 16 horas.
Corpo do artigo
Arranca às 8 horas deste domingo, junto ao Sea Life Porto, a 19.ª edição da Maratona do Porto, mas as ruas da cidade começam a ser cortadas muito antes do início da prova. Entre a meia-noite e as seis e meia da manhã, dá-se início à implementação dos condicionamentos de trânsito "com corte total de via" na Rotunda da Anémona, na Via do Castelo do Queijo, e na Estrada da Circunvalação, em ambos os sentidos, desde a Rua da Vilarinha até à Anémona, anunciou a Câmara do Porto. Esses cortes de trânsito só serão levantados às 16 horas.
Também na Avenida do Brasil, na Avenida de D. Carlos I, na Rua do Ouro, na Alameda Basílio Teles, no Largo da Alfândega, no Cais da Ribeira, no Túnel da Ribeira, na Avenida de Gustavo Eiffel e na Avenida de Paiva Couceiro, até à Rotunda do Freixo, o trânsito permanecerá condicionado entre as 6.30 horas e as 16 horas. Pode consultar todas as ruas e respetivos condicionamentos aqui, no documento divulgado pela Câmara do Porto.
Tabuleiro inferior da Ponte de Luís I interdito
O percurso da prova inclui troços em Matosinhos e em Gaia, pelo que também vão sentir-se condicionamentos de trânsito nesses concelhos. O percurso da maratona será de 42 quilómetros para atletas nacionais e internacionais federados e não federados, mas há também uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de seis.
Recorde-se que a prova parte da zona do Castelo do Queijo, no Porto, em direção à marina de Gaia, onde os corredores voltam para trás com destino a Matosinhos, terminando a prova no Queimódromo, novamente no Porto.
Por isso mesmo, em Gaia, informa aquele Município, a circulação de carros estará interrompida entre as oito horas e as 12 horas no tabuleiro inferior da Ponte de Luís I, Largo Luís I, Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo da Cruz, Cais de Gaia, Cais da Fontainha, Cais Capelo e Ivens, Cais do Cavaco, Cais do Lugan, Rua da Praia, Avenida Afonso de Albuquerque, Rotunda do Lago do Linho e percurso inverso, pertencentes a Santa Marinha, Afurada e Canidelo.
"Consequentemente, estará condicionada a circulação na Rua General Torres, especialmente no acesso à Ponte de Luís I e beira-rio, e também em todos os arruamentos convergentes ao percurso mencionado, no dia e horário assinalados", especifica a Câmara de Gaia.
Segundo fonte da Câmara de Matosinhos, no dia da prova, entre as 8 e as 11 horas, estão previstos condicionamentos e cortes de trânsito ao longo do percurso, que terá o seguinte traçado (por esta ordem): Vilarinha, Circunvalação (do lado de Matosinhos), Avenida Afonso Henriques, Rotunda Fonte Luz, Circunvalação (de novo), Rotunda da Anémona, Brito Capelo, Sousa Aroso, Roberto Ivens, Avenida Serpa Pinto, Avenida Duarte Pacheco, Avenida Comércio de Leixões; [a corrida] passará novamente pela Avenida Duarte Pacheco, Serpa Pinto e Roberto Ivens, irá à Avenida Norton de Matos e circulará a Anémona, antes de seguir para o Porto.