A Braga Romana está de volta, entre os dias 17 e 21 de maio, com mais de 72 horas de programação e cerca de 200 espetáculos em palco, numa iniciativa que pretende recordar o modo de vida de Bracara Augusta.
Corpo do artigo
"Ao longo de cinco dias, é recriado todo o bulício das urbes romanas, para que todos possam partilhar o legado cultural dos antepassados, a história, o património e os costumes que fazem hoje a identidade coletiva de Braga", refere a autarquia.
Em comunicado, a Câmara sublinha que a edição deste ano terá uma "programação repleta de novidades", desde logo "com uma aposta no teatro clássico conciliada com a visão da História através das media arts, o incremento da inovação nas visitas ao património, assim como a presença da comunidade escolar e grupos internacionais" em atividades.
O evento volta a abrir com a florália "Ludi Florei", mantendo atividades características como o rito fundacional de Bracara Augusta, o cortejo triunfal, o batizado e casamento romano, assim como o circo Maximus e o funeral romano.
Haverá ainda um mercado, um acampamento romano, visitas guiadas e encenadas, oficinas e encenações.
"Todos são convidados a deixarem-se envolver por este encontro com o passado, a revisitar os sítios arqueológicos, a percorrer a cidade em tons púrpura, a apaixonar-se pela música e dança inebriante e reconhecer-se nas tragédias e comédias do teatro clássico", frisa a autarquia, que assume a organização do evento.