O ministro da Administração Interna anunciou hoje, segunda-feira, que está previsto o envio de mais um avião militar com meios de auxílio para a Madeira, entre os quais elementos da GNR, bombeiros e material para a Marinha.
Corpo do artigo
"Está prevista hoje a saída de outro avião militar", afirmou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa realizada no final da reunião extraordinária do conselho de ministro desta manhã, na sequência do temporal que atingiu a Madeira no sábado.
De acordo com Rui Pereira, no avião seguirão duas equipas cinotécnicas da GNR e quatro elementos do regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa para operar com bombas de extracção de água de grande capacidade.
O avião irá ainda levar outro "material diverso", incluindo cinco toneladas de material destinado à Marinha, acrescentou o ministro da Administração Interna.
Rui Pereira reiterou ainda a disponibilização de todos os aviões da Força Aérea, bem como a disponibilização dos meios de engenharia militar para a construção de pontes.
O ministro da Administração Interna recordou também que, neste momento, a fragata Corte Real já se encontra na Madeira, com meios de protecção civil e um helicóptero.
Logo no sábado, foram enviados para a Região Autónoma outros meios de ajuda, nomeadamente uma equipa de reconhecimento de engenheiros militares e uma equipa de reconhecimento da protecção civil.
No domingo chegaram à Madeira duas equipas cinotécnicas da GNR para procurar corpos e pessoas, cinco elementos da medicina legal, seis mergulhadores da força especial de bombeiros e 30 elementos da PSP para reforçar o policiamento na região.
O último balanço do Governo Regional dava conta de 42 mortos, 24 já identificados, sendo que um deles é uma cidadã de nacionalidade britânica.
Quatro pessoas continuam desaparecidas, 18 estão hospitalizadas e 250 estão desalojadas.