Uma "enorme mancha escura" foi avistada esta sexta-feira no rio Tâmega, no Marco de Canaveses. Os sinais de poluição são provenientes de um pequeno ribeiro, o rio Odres, que desagua no Tâmega próximo da ponte de ferro (CP).
Corpo do artigo
Elementos da equipa de ambiente e proteção civil municipal estiveram no local após alerta de populares. "Os técnicos confirmam a mancha de eventual poluição tendo sido recolhidas amostras de água para análise. No entanto, os primeiros resultados não confirmam nenhum dado específico que confirme a poluição", explica fonte de autarquia.
No âmbito das ações de inspeção realizadas no local, segundo a fonte, "foi percorrido o leito do rio Odres, em sentido inverso ao curso de água, seguindo o trajeto na direção foz/nascente, assim como foram efetuadas de forma célere e imediata inspeções seletivas em três locais diferentes, anteriormente identificados noutras ações de poluição, sem que tenha sido passível identificar qualquer elemento poluidor".
Assim, conclui a Câmara, a origem de um "eventual" foco de poluição "não foi, para já, detetada". Refira-se que o leito o rio Tâmega, nas últimas horas tem baixado devido a descargas da Barragem do Torrão e em face do movimento de águas poderá ter provocado a mancha escura que foi avistada no rio.
A ocorrência foi comunicada ao SEPNA da GNR.