Pelas imagens divulgadas pelo Centro Hospitalar do Tâmega Sousa (CHTS), nas redes sociais, a chegada da máquina de ressonância magnética, aguardada desde a inauguração do Hospital Padre Américo, dá a sensação ter vindo pelo ar. O equipamento foi colocado no interior do edifício do Hospital Padre Américo, em Penafiel, com ajuda de uma grua.
Corpo do artigo
No início do ano, em nota emitida pelo CHTS podia ler-se que "que a instalação do equipamento de ressonância magnética tinha "espaço previsto desde a construção do Hospital Padre Américo no início do século ". Finalmente o processo está em curso e em breve ao serviço da população, para satisfação dos profissionais que há muito tinham este anseio por realizar".
A falta deste equipamento foi trazida para o debate público pelo então candidato presidencial Vitorino Silva, o "famoso" Tino de Rans, quando na campanha eleitoral das Presidenciais "picou" o também candidato Marcelo Rebelo de Sousa por falta de influência já que estava recenseado no município (Celorico de Basto) que é servido por um centro hospitalar que não tinha equipamento de ressonância magnética.