Marco de Canaveses aprova criação de centro de apoio a crianças com necessidades especiais
O Conselho Municipal de Educação do Marco de Canaveses aprovou, por proposta da Câmara, a criação de um centro de apoio à aprendizagem para crianças com necessidades especiais.
Corpo do artigo
A autarquia justificou a proposta com o aumento das necessidades no concelho, reportadas pelos quatro diretores dos agrupamentos escolares. Atualmente, cerca de 15 crianças recebem assistência em centros localizados em Baião, Lousada, Penafiel e Porto. A proposta aprovada será, agora, encaminhada para avaliação pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares.
A ideia é criar duas salas com capacidade para atender pelo menos 40 crianças, no total. “O nosso objetivo é podermos ter uma unidade no concelho que dê resposta àqueles que puderem ser integrados neste futuro Centro e às cerca de 40 crianças já identificadas e respectivas famílias”, justifica Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
A autarquia compromete-se a fornecer o equipamento necessário e a alocar assistentes operacionais para o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem. O corpo especializado, por sua vez, terá de ser assegurado pelo Ministério da Educação.