A Marinha Portuguesa coordenou este sábado uma operação de busca e salvamento de um homem de 30 anos, a bordo do navio de investigação científica "Ile de Batz", a 9 quilómetros a sul de Cascais. A operação decorreu através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
Corpo do artigo
O pedido de auxílio chegou ao MRCC Lisboa durante a manhã deste sábado, através de uma chamada telefónica do MRCC Gris Nez, em França, com a indicação de que um dos tripulantes estava a tossir sangue.
Em comunicado, a Marinha refere que após a avaliação do estado da vítima, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU MAR) considerou que seria necessário um resgate médico urgente.
O navio foi encaminhado para Cascais devido à urgência da situação e da sua aproximação da costa, sendo que em coordenação com a Capitania foi empenhada uma lancha do Instituto Socorro a Náufragos (ISN), a fim de efetuar o desembarque do tripulante e o seu transporte para terra, tendo atracado por volta das 14.20 horas. De seguida, o tripulante foi transportado para uma unidade hospitalar.