Uma bebé nasceu, na madrugada desta quarta-feira, na berma da A1, na zona de Alverca, a bordo de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, que transportava a mãe para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, devido ao facto de as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira estarem encerradas.
Corpo do artigo
Bruno Pereira, adjunto de comando dos Bombeiros de Samora Correia, citado pela publicação Notícias do Sorraia, contou que o alerta foi dado pouco depois das cinco horas da madrugada de quarta-feira, para uma mulher em trabalho de parto eminente, em Samora Correia, localidade do concelho de Benavente, que fica a cerca de 50 quilómetros do Hospital de São Francisco Xavier.
Contudo, durante a viagem, a pequena Matilde não quis esperar mais e os bombeiros tiveram de encostar a ambulância à berma e realizar o parto. Numa publicação no site dos Bombeiros de Samora Correia, é destacada a "felicidade imensa" do bombeiro António Pedro Correia, que, juntamente com a colega Lúcia, ajudaram a bebé a nascer.
Quase 50 casos
Matilde nasceu às 39 semanas e 5 dias de gestação e, tanto ela como a mãe, Diana, estão bem.
Este ano, já são quase meia centena os partos realizados em ambulâncias a caminho de hospitais, que têm as urgências de ginecologia e obstetrícia encerradas.