A Proteção Civil de Matosinhos destruiu 45 ninhos de vespa asiática desde o início do ano, com registo de dois a três novos casos por semana.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado, os elementos do Horto Municipal e da Proteção Civil da cidade, que constituem as equipas de intervenção, têm tido uma "resposta pronta" na eliminação dos ninhos, tendo destruído 13 na última semana.
Os ninhos exterminados encontravam-se espalhados pelo concelho e a grande parte das intervenções ocorreram em árvores localizadas em espaços privados, bem como em habitações, anexos e garagens, lê-se na nota informativa.
O serviço de exterminação dos ninhos é gratuito, e a autarquia informa que, sempre que sejam detetados ninhos desta espécie, deve ser feito um alerta por telefone ou por e-mail para o Serviço Municipal de Proteção Civil, ou através da plataforma SOS Vespa, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
O extermínio é feito durante a noite, momento em que as vespas se encontram nos ninhos.
"Existem em cada ninho cerca de dois mil espécimes, cuja picada não é mais grave do que a das variedades autóctones. Já se registaram, todavia, ataques fatais, resultantes do desenvolvimento de alergias que podem causar a morte por asfixia", acrescenta o documento.
A informação relativa a Matosinhos foi veículada no mesmo dia em que outra câmara do Grande Porto, a de Gondomar, informou ter eliminado 47 ninhos de vespa asiática desde 1 de janeiro.
Os números destes dois municípios estão, contudo, muito aquém dos de Viana do Castelo onde, segundo dados divulgados na quarta-feira, foram sinalizados 1098 ninhos desta espécie desde 2012, dos quais 955 já foram destruídos.
Mais conhecida por vespa asiática, a vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora de insetos, entre eles a abelha europeia, encontrando-se, conforme dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, circunscrita a concelhos do norte do país.
A sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004 no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.