Expansão que incide no norte do concelho deverá arrancar em novembro e implica a compra de veículos.
Corpo do artigo
A carência de transporte público que se faz sentir há vários anos nas freguesias de Lavra, Perafita, Santa Cruz do Bispo e também algumas zonas de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, deverá ficar resolvida a partir de novembro. A Câmara e a operadora do concelho, Maré, preparam-se para arrancar com cinco novas linhas e "levar autocarros a zonas do concelho que há décadas não veem um".
Na Praia de Angeiras nascerão dois novos traçados: um com ligação ao MarShopping e outro com ligação à estação de metro Vilar de Pinheiro, em Vila do Conde. Desta forma, "recupera-se, ao fim de muitos anos, a ligação entre os dois concelhos", clarifica o vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
A ligação com o MarShopping funcionará como uma espécie de interface. Até porque, explica o vereador, é o local para onde convergem o maior número de linhas em Matosinhos, tanto da rede Maré como da STCP. "Vai permitir, a quem vem do norte do concelho, numa viagem muito curta, diversificar as suas opções de mobilidade", esclarece.
recuperar a rede
A par da extensão da rede, a operação de transporte público em Matosinhos será recuperada "a 100%" no que diz respeito ao seu funcionamento "pré-covid". Este conjunto de medidas vai custar ao Município cerca de 300 mil euros, ficando a operadora com a responsabilidade de adquirir 15 novos autocarros para assegurar as ligações anunciadas.
Da zona da Agudela, em Lavra, nascerá uma nova linha com ligação até ao metro no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia.
"As outras duas novas linhas cumprem objetivos relativamente distintos", explica José Pedro Rodrigues. Uma será rápida entre Leça da Palmeira e a estação de metro da Senhora da Hora, com poucas paragens. O traçado passará por zonas de estacionamento gratuito como na Exponor, Manhufe e Barranha. "O objetivo é permitir que as pessoas que não podem deixar de trazer o carro possam usar o transporte público", justifica.
A última ligação será entre a estação de metro do aeroporto e a estação de metro de Ramalde. Nesse percurso, a linha "cruzará o centro de Matosinhos e as zonas de Custóias, como o lugar das Carvalhas".
No total, a rede de transporte cobrirá mais 105 quilómetros.
OUTROS ASSUNTOS
Renda acessível
A Câmara de Matosinhos vai arrancar com um programa de renda acessível que visa atribuir casas a quem está a aguardar, em lista de espera, por uma habitação social. "Vamos subarrendar essas casas e as pessoas só pagam o que, de acordo com o seu rendimento, podem pagar", afirmou Luísa Salgueiro.
Ponte móvel de Leça
Durante a reunião, o vereador Sérgio Meira, do Movimento António Parada, criticou as frequentes avarias da ponte móvel e pediu para que, a par da expansão do porto de Leixões, fosse encontrada uma solução para o equipamento.