Já cheira a Natal no concelho de Matosinhos quando se passa por algumas ruas devidamente decoradas com as iluminações, como acontece na zona da Rua Brito Capelo mais próxima à Anémona ou junto à estação de metro da Senhora da Hora. Há dias, uma das equipas de montagem andava por Leça da Palmeira, junto à igreja e na marginal, num ritmo acelerado para que tudo fique pronto a tempo.
Corpo do artigo
Marta Pontes, vereadora do Turismo e das Atividades Económicas, confirmou ao JN que vão "manter as iluminações em todas as artérias comerciais e zonas turísticas", assumindo, ainda assim, que haverá "uma redução das estruturas, que serão menos densas, na ordem dos 25%". E deu como exemplo a zona em frente ao edifício da Câmara.
Em todo o caso, na Autarquia, liderada por Luísa Salgueiro, nunca esteve em cima da mesa a possibilidade de não ter iluminação natalícia por conta das recomendações do Governo relativas à eficiência energética. "Fizemos uma aproximação junto do comércio local e percebemos que era importante mantermos as luzes", contou Marta Pontes, sublinhando que "a poupança do consumo energético não é uma preocupação exclusiva deste ano", dando conta que já em 2021 foi usada "tecnologia LED".
conjuntura internacional
"Este ano, a questão da redução do consumo de energia é mais premente face à conjuntura internacional e, por isso, adotamos medidas extraordinárias", referiu Marta Pontes, especificando que "ao nível da tecnologia mantivemos a iluminação LED de alta eficiência e de muito baixo consumo energético, o que vai permitir uma poupança do consumo energético na ordem dos 45%/50%".
Em paralelo, "e cumprindo as recomendações do Governo", Matosinhos ligará somente as iluminações de Natal "entre as 18 horas e a meia-noite, no mesmo período do ano passado, entre 25 de novembro e 8 de janeiro", referiu a mesma responsável.
Marta Pontes acrescentou que as soluções adotadas tiveram de ter um balanceamento entre "a redução do consumo energético e a garantia da dinamização económica que se pretende com as iniciativas de Natal, sobretudo a iluminação, no sentido do reforço da atividade do comércio local".