A Câmara Municipal de Óbidos decidiu adiar para sábado a abertura do Festival Internacional de Chocolate, prevista para esta sexta-feira, devido ao mau tempo.
Corpo do artigo
"A chuva e os ventos fortes, que estavam previstos e que se confirmaram, condicionam a grande maioria das atividades do festival, por isso entendemos que não existem condições no recinto para inaugurar hoje o evento", disse à agência Lusa José Parreira, administrador da empresa municipal Obidos Patrimonium.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso laranja e amarelo 17 distritos de Portugal Continental, entre os quais Leiria, devido à previsão de agitação marítima, precipitação, neve e vento forte.
O filme "Charlie e a fábrica de chocolate" inspira a edição deste ano, que prossegue até 17 de março.
O festival conta este ano com uma "Fábrica de chocolate", um espaço de produção de bombons que pode ser visitado pelo público, entre outras novidades, como o concurso "My Chocolate Box", que irá premiar as caixas mais criativas.
Pela primeira vez, o festival contempla também um espaço de experimentação de cocktails de chocolate, num ambiente de laboratório de investigação, e uma zona dedicada apenas a livros de cozinha e pastelaria sobre a temática do chocolate.
A criatividade volta a ser posta à prova nas duas maiores atrações do certame: exposição de esculturas e passagem de modelos de chocolate.
No espaço dos concursos internacional de Receitas de Chocolate, Chocolatier Português do Ano e Montras em Chocolate são premiadas as melhores receitas e decorações e a arte de trabalhar o chocolate será também ensinada no "kids Cooking", um ateliê de cozinha para os mais novos.
Às tradicionais sobremesas juntam-se, no "show cooking", pratos de carne ou peixe com chocolate, confecionados na presença do público.
O orçamento global do evento ronda os 210 mil euros.