
Foto: António Araújo / Arquivo
Os portos de Mosteiros, Rabo de Peixe e Porto Formoso, na ilha açoriana de São Miguel, estão fechados "a toda a navegação" até sábado, devido ao mau tempo, indicou a capitania de Ponta Delgada.
Segundo um edital da capitania, o capitão do Porto de Ponta Delgada, António Carlos Marques Peiriço, determinou o fecho "a toda a navegação dos portos dos Mosteiros, Rabo de Peixe e Porto Formoso, entre as 22 horas [locais, mais uma hora em Lisboa] de 22 de janeiro de 2026 e as 7 horas de 24 de janeiro de 2026". A decisão foi tomada "em face das condições de tempo, nomeadamente do estado do mar".
O IPMA colocou as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso laranja e emitiu avisos amarelos para todo o arquipélago devido à agitação marítima.
As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja devido à agitação marítima (ondas de noroeste) até às 17 horas de hoje, enquanto para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o mesmo aviso vigorará até às 23 horas.
As ilhas das Flores e do Corvo vão ainda estar sob aviso amarelo das 17 horas às 23 horas de hoje.
Nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial, os avisos amarelos são válidos das 23 horas de hoje às 7 horas de sábado.
Para o grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo, também por agitação marítima (ondas de noroeste), foi emitido pelo IPMA que está em vigor até às 8 horas de sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
