
Forte queda de neve em Trás-os-Montes
Foto: Facebook/MeteoTrasOsMontes
Mais de uma dezena de agrupamentos escolares de Trás-os-Montes e Alto Douro encerraram esta sexta-feira devido à queda de neve e por prevenção. Há outras que continuam a funcionar, mas não têm atividades letivas.
As escolas de Mogadouro, Miranda do Douro, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Real, Chaves, Valpaços, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Montalegre, Boticas, bem como as de Izeda e de algumas freguesias rurais de Bragança, estão encerradas devido à queda de neve.
As escolas da cidade brigantina, que acordou pintada de branco, permanecem abertas, mas sem atividades letivas para acolher os alunos que necessitem de apoio e acompanhamento. A mesma situação está a acontecer em Vinhais.
Leia também Vários escolas do distrito de Bragança fechadas ou sem aulas devido à queda de neve
A Autoestrada A24 esteve cortada ao trânsito entre os nós de Fortunho (Vila Real) e Vila Pouca de Aguiar, por causa da neve. Apesar de já ter reaberto, a circulação faz-se com muita precaução em apenas muma faixa em ambos os sentidos.
Está cortado ao trânsito o IP4, entre os nós da Campeã (Vila Real) e da Aboadela (Amarante), em plena Serra do Marão. Segundo a GNR, a alternativa a este troço do IP4 é a Autoestrada A4 que inclui o Túnel do Marão.
A estrada regional 311 em Salto, Montalegre, foi cortada esta manhã devido a um camião que se atravessou na via, bem como as estradas nacionais 315 e 316, entre Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros por acumulação de neve.
Encontra-se muito condicionado o trânsito na Estrada Municipal 313, entre Vila Real e Mondim de Basto, no troço entre Lamas de Olo e Borbela, devido às condições de circulação e ao risco existente no local.
