Concorreram quase mil marcas de espumantes de 23 países, em evento que decorreu em Anadia.
Corpo do artigo
A Bairrada conquistou 19 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas, que decorreu há dias em Anadia. Entre 960 espumantes a concurso, oriundos de 23 países, a região vitivinícola que compreende os municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro e parte de Cantanhede, Águeda, Vagos, Coimbra e Aveiro, arrecadou duas medalhas Grande Ouro, oito Ouro e nove Prata.
O "Quinta dos Abibes Baga Bairrada branco 2015", que foi dado a provar mas só chegará ao mercado em setembro, foi eleito "Espumante Revelação de Portugal" e "Grande Medalha de Ouro". A Bairrada somou outra "Grande Medalha de Ouro", atribuída ao "Quinta de S. Lourenço Blanc de Noirs Bruto 2011", das Caves São Domingos. Medalhas de Ouro foram entregues a oito outros espumantes e a Prata a nove.
Exportadores
No geral, Portugal foi o quarto país mais premiado. Na dianteira ficaram somente os principais exportadores mundiais de espumantes: Itália, França e Espanha.
Esta primeira sessão do Concurso Mundial de Bruxelas dedicada apenas a espumantes teve lugar no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. A organização envolveu os criadores do concurso, assim como a ViniPortugal, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada e o Município anadiense. Contou ainda com o apoio da Turismo Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.
Para Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, esta experiência ajudará, no futuro, "a promover a Bairrada e o que esta tem de melhor". A Bairrada produz mais de metade (53%) dos espumantes nacionais, o que equivale a aproximadamente 7,5 milhões de garrafas por ano.