As buscas para encontrar a embarcação desaparecida ao largo da Figueira da Foz, com seis pessoas a bordo, mantiveram-se durante a noite com um navio-patrulha e foram reforçadas, às 07.35 horas, por um meio aéreo.
Corpo do artigo
"As buscas não pararam. Continuaram a ser feitas durante a noite pelo navio-patrulha 'Viana do Castelo', adstrito à zona marítima do Norte, e quando amanheceu, às 07.35 horas, foram apoiadas por um avião C295 da Força Aérea", adiantou à fonte da Marinha portuguesa à Agência Lusa.
A Marinha vai ainda patrulhar as praias a sul da Figueira da Foz. De acordo com o capitão do porto, Rui Amado, elementos da Polícia Marítima "vão percorrer o areal até à zona da praia do Pedrógão" com recurso a uma moto 4, complementando o dispositivo que está a operar no mar, ao largo da Figueira da Foz.
As buscas para encontrar a embarcação de pesca decorrem com a fragata "NRP Viana do Castelo", um avião "C295" da Força Aérea Portuguesa e o salva-vidas Patrão Macatrão da Capitania da Figueira da Foz.
O barco de pesca "Virgem do Sameiro", com pelo menos seis pessoas a bordo, desapareceu, na terça-feira, ao largo da Figueira da Foz.
A Marinha Portuguesa foi alertada, às 10.20 horas de quinta-feira, e de imediato accionou para o local o navio-patrulha oceânico "Viana do Castelo, um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz, com o apoio de um avião da Força Aérea.
Segundo o porta-voz da Marinha, Alexandre Santos Fernandes, foi já verificado que a embarcação "Virgem do Sameiro" não se encontra em qualquer porto entre Aveiro e Peniche.
Entretanto, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar criticou o facto de o barco "Virgem do Sameiro", que tem 13 metros de comprimentos, não possuir a bordo um sistema de rádio e pediu ao governo que apure responsabilidades.
Em comunicado, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) salienta que as buscas em curso "seriam desnecessárias e já se saberia a localização da embarcação se esta tivesse a bordo uma radiobaliza com GPS, equipamento que permite identificar a zona precisa do barco em caso de acidente".