A identidade visual do Mercado do Bolhão, no Porto, desenvolvida para a reabertura do espaço, foi reconhecida internacionalmente, com um prémio prata, na mais recente edição dos prémios Graphis, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Desenvolvida pelo Studio Eduardo Aires, a marca Bolhão, sob o mote "É para sempre", resulta de uma estratégia que começou a ser desenhada em 2018, para a abertura do Mercado Temporário do Bolhão. "Com a articulação de elementos reconhecíveis da identidade visual do Porto, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis", explica Eduardo Aires.
Nas palavras dos designers, "com a memória do passado e a promessa de que 'É para sempre', o objetivo é comunicar que o mercado, a sua função, as suas pessoas e espaços estão de volta à cidade para um compromisso duradouro".
Criada na Suíça, em 1944, a Graphis é uma entidade e publicação de referência mundial. No início dos anos 50, os seus fundadores começavam a publicar os icónicos anuários que ainda hoje, e depois da mudança de sede para Nova Iorque, se dedicam a avaliar, apresentar e promover os melhores projetos mundiais de design, publicidade, fotografia e ilustração.
Este prémio soma-se a outros, que têm distinguido o trabalho de reabilitação do Mercado do Bolhão.