Margarida Ferreira, militar da GNR de Bragança, foi distinguida com o Título de Cidadão Nobre 2023, atribuído esta sexta-feira pela Nobre Casa da Cidadania, pelo trabalho voluntário de recolha de animais abandonados, principalmente cães.
Corpo do artigo
Trata-se de um título criado pela empresa Nobre, que tem como objetivo prestigiar o Autor de um Ato Nobre no ano de 2022. A distinção foi entregue numa cerimónia na sede nacional da PSP, em Lisboa.
A militar que se dedica à recolha de animais abandonados há mais de uma década já recolheu em sua casa cerca de oito mil, cuidou deles e, a quase todos, conseguiu arranjar famílias de acolhimento. "Só nos últimos quatro anos já acolhi mais de 3500 cães. É uma distinção pelos valores de altruísmo, desprendimento e caráter, por ato nobre e tratar cães abandonados e maltratados e com todos os cuidados que necessitam", explicou Margarida Ferreira ao Jornal de Notícias.
A militar tem um grande amor aos animais e decidiu dedicar-lhe uma boa parte da sua vida. "É um trabalho voluntário, gasto bastante dinheiro com os cães, com alimentação e medicamentos, só tenho a ajuda de alguns cidadãos que contribuem com alguma coisa", referiu.
Cerca de 150 pessoas candidataram-se ao título e foram selecionadas 16, nomeadamente Margarida Ferreira.