Dupla disputa competição de mondioring na Roménia. Guarda do posto da Trofa treina animal todos os dias.
Corpo do artigo
Candy dá voltas intermináveis ao pátio do posto da GNR da Trofa, sempre a correr, sem nunca largar o brinquedo abocanhado com vigor, e foi essa energia inesgotável que a levou ao pódio nacional de mondioring, juntamente com o dono, um militar da Guarda. Agora, a dupla viajou até à Roménia, para disputar o campeonato do Mundo. Provar que é capaz de obedecer prontamente, defender o dono, buscar e guardar objetos ou saltar em altura são algumas das habilidades caninas treinadas neste desporto, em que é avaliado o desempenho do binómio cão/dono.
A enérgica cadela de dois anos "treina todos os dias", conta o guarda principal José Sousa, que até criou um pequeno campo, no terreno da casa onde vive, em Fornelo, Vila do Conde, "de propósito para treinar os cães". Estreou-se no mondioring em 2018, com outra cadela também da raça pastor-belga-malinois, após ver o treinador, João Cunha, a trabalhar com outros cães.
"O mondioring é um desporto muito completo a nível canino, e é dos mais exigentes para o cão, a nível físico e mental", explica José Sousa, que se dedica à modalidade "por gosto, como hobby". Começou a treinar Candy, uma cadela doméstica, "quase desde o dia em que nasceu", há dois anos, e foi uma aposta ganha.
"Mais do que preparada"
Iniciada nas competições neste ano, a jovem cadela venceu, em junho, o campeonato nacional e a taça de Portugal no grau 1, e foi selecionada para representar o país a nível mundial, entre hoje e domingo. "Está mais do que preparada", orgulha-se o GNR. "É muito inteligente, e corresponde ao treino. É muito empenhada, tem muita energia e facilita-nos o treino. Tem muita intensidade a trabalhar e uma aprendizagem muito fácil. Mas, para ela, o treino e as provas são uma brincadeira; não distingue", explica José Sousa.
Para poder participar nas provas, o guarda conta com o apoio dos camaradas e do comandante do posto, que "facilitam na troca de escalas". "Se não fossem eles, não conseguia. Tenho muita sorte nisso, porque têm sido impecáveis".
DETALHES
Modalidade
O mondioring é uma modalidade canina que consiste na prática de exercícios de obediência, saltos e proteção, e que permite selecionar, para reprodução, os cães com melhores aptidões físicas e psicológicas
Seis binómios
A seleção nacional que vai disputar o campeonato do Mundo de mondioring na Roménia é composta por seis binómios. Foi lançada uma angariação de fundos para ajudar a suportar as despesas de deslocação.