Um homem de 60 anos morreu, quarta-feira à noite, soterrado, num acidente de trabalho ocorrido nas Minas da Panasqueira, no concelho da Covilhã, informou o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
Corpo do artigo
A GNR adiantou que "o homem terá caído dentro do vagão que transporta o minério, momentos antes de ter sido feita uma descarga, que o soterrou".
Segundo Correia de Sá, administrador da empresa Sojitz Beralt Tin & Wolfram, que explora o couto mineiro, o acidente ocorreu pelas 22.50 horas após a queda do mineiro para dentro de um vagão.
"Não sabemos se a morte é resultado da queda ou das pedras que lhe caíram em cima", disse à Lusa o administrador, explicando que o operário "caiu para dentro de um vagão e o minério continuou a cair em cima dele".
Correia de Sá referiu tratar-se de um mineiro com 30 anos de experiência, adiantando que a empresa abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte.
"Alguma coisa aconteceu. Ou se sentiu mal ou escorregou", admitiu o responsável, que aguarda que o resultado da autópsia ao corpo do mineiro possa esclarecer o que se passou.
O administrador da empresa contou que os colegas da vítima, logo que se aperceberam do sucedido, "removeram as pedras, retiraram o corpo e prestaram os primeiros socorros", mas "já era tarde".
Segundo o CDOS, estiveram no local uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e uma patrulha da GNR, mas quando o socorro chegou "a vítima já tinha sido desenterrada".
Situadas na Serra do Açor, as Minas da Panasqueira, funcionam há sensivelmente 100 anos e o volfrâmio é o seu principal produto de exploração.