Miranda do Douro já tem selo que certifica condições para acolher trabalhadores remotos
Miranda do Douro foi um dos primeiros municípios do país a receber o selo "Remote Work Ready Town", que distingue os municípios do Interior de Portugal que apresentam condições de excelência para o acolhimento de trabalhadores remotos, por exemplo em teletrabalho.
Corpo do artigo
"Trata-se de uma iniciativa do projeto 'Rural Invest', que atesta as condições de troca de trabalhadores seja de outras regiões do país ou internacionais. Criando condições aqui para a receção de empreendedores, quer no âmbito do coworking quer de trabalhadores para os territórios do Interior e de baixa densidade", explicou o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.
Esta atribuição vem distinguir a qualidade da oferta do município em termos de infraestruturas, equipamentos e serviços ao dispor dos trabalhadores remotos que aí pretendam residir e desenvolver a sua atividade.
"A localização, a internet e os espaços, a possibilidade de residir no nosso território a custos reduzidos, são fatores de atração e que vamos pôr em prática", acrescentou o autarca, adiantando, ainda, que já há dois projetos em marcha de instalação de pessoas de fora que querem viver neste concelho, um na área das artes e outro de estatística.
"Temos condições para ceder espaços e internet. Há um conjunto de fatores que levaram à atribuição do selo. Nós entramos neste projeto para criar condições para a captação de trabalhadores que queiram instalar-se aqui e queiram trabalhar à distância. Esta entidade atesta a validade dos requisitos para a instalação dos trabalhadores no nosso território", sublinhou Artur Nunes.
Com este reconhecimento, Miranda do Douro posiciona-se a nível nacional e internacional como uma região qualificada para receber trabalhadores e empreendedores que desejem instalar-se no Interior de Portugal, garantindo-lhes todas as condições para a manutenção de uma situação profissional ativa, num contexto de maior bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida.
A "Rural Invest" é uma comunidade que pretende contribuir para a revitalização e dinamização das zonas rurais e de baixa densidade em Portugal. Com a criação deste selo, procura incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores e famílias para estes territórios, bem como ajudar os municípios na captação de novos investimentos.