O mítico Estádio Adelino Ribeiro Novo começou esta semana a ser demolido para dar lugar ao novo Centro de Saúde de Barcelos, um investimento municipal de cerca de 12 milhões de euros. O equipamento, que será construído no coração da cidade, promete oferecer melhores condições de atendimento à população e substituir as atuais instalações, consideradas desadequadas.
Corpo do artigo
Inaugurado em 1933, o recinto foi durante décadas a casa do Gil Vicente Futebol Clube, com capacidade para cerca de 8500 espetadores. Desde a construção do Estádio Cidade de Barcelos, em 2004, o espaço passou a ser usado apenas para treinos, jogos amigáveis e encontros das camadas jovens, que se mudaram em 2024 para o novo Complexo Desportivo Cidade de Barcelos.
A demolição, anunciada pela Câmara Municipal em abril de 2025, encerra assim um capítulo marcante da história desportiva da cidade. O estádio, que recebeu o nome de Adelino Ribeiro Novo em homenagem ao guarda-redes que perdeu a vida em campo a 16 de setembro de 1946, deixa agora espaço a um novo projeto com impacto direto na saúde e bem-estar dos barcelenses.