A Câmara Municipal de Barcelos aprovou o lançamento do concurso público para a construção do novo centro de saúde, localizado nos terrenos do mítico Estádio Adelino Ribeiro Novo, e que vai custar cerca de 12 milhões de euros.
Corpo do artigo
A infraestrutura vai ser construída num terreno com oito mil metros quadrados e terá cinco pisos: três acima da cota de soleira e dois abaixo.
Nos pisos superiores, ficarão instalados os equipamentos e serviços de saúde e os dois pisos subterrâneos são destinados a estacionamento, tendo capacidade para cerca de 140 automóveis, a que se juntam mais 50 lugares no exterior.
Ao todo, o novo Centro de Saúde de Barcelos vai ter 32 gabinetes médicos, 20 gabinetes de enfermagem, a que se juntam gabinetes para formandos, gabinetes técnicos, salas de tratamento, salas de espera e espaços de receção e secretaria.
Além do edifício, o projeto contempla uma nova praça, que permite fazer uma transição de cotas entre a zona do cemitério e a nova zona habitacional a norte, requalificando parte da rede de espaços públicos, ao mesmo tempo que desenvolve uma área de estar com zona verde para servir o centro de saúde e também toda a nova área habitacional que se prevê para a envolvente.