Novas ligações de metro e reforço do transporte público estão entre as propostas apresentadas pela socialista Luísa Salgueiro e pelo candidato da Aliança Democrática, Bruno Pereira.
Corpo do artigo
A mobilidade está entre as principais prioridades das candidaturas do PS e da AD à Câmara de Matosinhos, com propostas que passam pelo "reforço do transporte público" e uma "nova saída da A28", no caso da socialista Luísa Salgueiro, e por transformar a Estrada da Circunvalação numa alameda com passeios, uma solução que é apresentada por Bruno Pereira, da Aliança Democrática.
"Este é um programa de continuidade, porque vamos - assim desejo - para um terceiro mandato, no qual se pretende prosseguir o trabalho que tem vindo a ser realizado, mas com uma renovada ambição no sentido de concluir os compromissos já assumidos e estabelecer novas metas", afirma, ao JN, a presidente do Município.
Foto: Pedro Correia
A figurar entre as 25 prioridades do programa autárquico de Luísa Salgueiro, a construção da nova saída da A28 para a Rua Dr. Eduardo Torres ficará concluída no próximo mandato. "Espero que em dois anos possa estar em funcionamento", adianta a candidata do PS.
"Em termos de mobilidade temos, sobretudo, o reforço do transporte público, com a construção da linha de metrobus de Leça da Palmeira, o arranque da construção da linha de metro de S. Mamede de Infesta, entre a Senhora da Hora e o Hospital de S. João [Porto] e o início do processo da definição da linha de metro que ligará Matosinhos a Leça da Palmeira", refere Luísa Salgueiro.
A socialista promete, ainda, medidas para a habitação, como o alargamento do programa de apoio ao arrendamento, de forma a chegar a mais munícipes, e a construção de 1500 casas com rendas acessíveis. A infância e a terceira idade também são uma preocupação da socialista, que quer criar mais 300 vagas em creche e outras tantas em lar. Serão ainda reabilitadas nove escolas.
Eliminar portagens
Foto: Pedro Correia
Além da conversão da Circunvalação, o candidato da AD tem para o setor da mobilidade propostas que passam por melhorar a rede de autocarros e eliminar as portagens das estradas que atravessam o concelho e que "penalizam fortemente" famílias e empresas.
Bruno Pereira, que é vereador sem pelouro e se candidata pela segunda vez à câmara, também quer expandir a rede de metro, tanto com a linha de S. Mamede como uma a ligar ao norte do concelho, e incentivar as pessoas a utilizarem o transporte público, criando parques de estacionamento em locais estratégicos.
"O concelho sofre diariamente os efeitos do congestionamento, da falta de alternativas viárias, da sobreposição descoordenada entre metro e rede rodoviária, da inexistência de corredores de transporte coletivo em zonas críticas e da falta de articulação intermunicipal", criticou o social-democrata, na apresentação do programa eleitoral.