Uma talha em porcelana, com dois metros de altura, foi inaugurada pelo primeiro-ministro, este sábado, no largo da fábrica da Vista Alegre, em Ílhavo. Luís Montenegro marcou presença na cerimónia de comemoração dos 200 anos de uma das empresas mais antigas do país e apontou-a como um exemplo, que deve ser replicado.
Corpo do artigo
“O vosso exemplo é um exemplo que queremos replicar”, frisou Luís Montenegro, deixando claro que “o país só consegue dar a volta se aproveitar o capital humano, apostar na excelência e no conhecimento”. O primeiro-ministro realçou, também, a capacidade que a Vista Alegre tem tido em “resistir, persistir e renovar”, mesmo depois de ter passado por um período “à beira do colapso”, antes de ter sido adquirida pela Visabeira.
Por seu turno, Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração da empresa, também referiu o período mais difícil da história recente da Vista Alegre, assegurando que, desde que foi comprada pela Visabeira, as suas “vendas globais triplicaram”. A solidez e o relevo atuais da marca, segundo o mesmo, refletem-se, por exemplo, no interesse de investidores como Cristiano Ronaldo, que no mês passado comprou 10% da Vista Alegre, com objetivo de promover a expansão dos produtos da mesma nos mercados do Médio Oriente e da Ásia.