Moradores de Pindelo lutam para afastar ETAR: "Não a podem fazer tão perto das casas"
Moradores recolhem centenas de assinaturas contra locais apontados para obra em Pindelo, Oliveira de Azeméis. Até concordam com a infraestrutura, mas noutro local.
Corpo do artigo
Mais de 850 pessoas subscreveram um abaixo-assinado contra as duas eventuais localizações da futura Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a instalar na freguesia de Pindelo, concelho de Oliveira de Azeméis. O documento foi entregue na Assembleia Municipal, ao executivo camarário, e expressa a oposição de moradores nas proximidades dos terrenos apontados como possíveis locais de implantação da infraestrutura. A Câmara garante que o processo "ainda não está decidido" e sublinha que pretende encontrar uma localização "o mais consensual possível" para o investimento, avaliado em 1,7 milhões de euros.
Apesar disso, os sinais de movimentação de técnicos no terreno e a recolha de informação sobre potenciais áreas para a obra têm causado apreensão junto da população. Os moradores defendem que a ETAR não pode ser construída "ao fundo da Rua das Cavadas, junto ao lugar do Peto ou junto à Ponte de Samuel", zonas que consideram demasiado próximas de habitações.