De um dia para o outro, deixaram de ser de Frossos e passaram a pertencer a Panoias, o que originou revolta. Protesto pode chegar à justiça.
Corpo do artigo
Os moradores da Urbanização da Quinta do Ribeiro, onde vivem mais de 300 pessoas, em Braga, foram surpreendidos com a recente colocação de placas toponímicas e a criação de um novo código postal que os faz passar a pertencer à freguesia vizinha. Revoltados, garantem que sempre pertenceram a Frossos e rejeitam ser englobados em Panoias. Admitem mesmo recorrer à justiça para impedir que a mudança aconteça. Segundo a Câmara Municipal de Braga, na base da polémica poderá estar uma “interpretação abusiva” dos limites territoriais definidos.
Em declarações ao JN, Joaquim Sousa, que mora na urbanização há 25 anos, mostra-se “completamente indignado” com o que diz ser uma “falta de respeito” para com os habitantes, que foram “apanhados de surpresa” com a situação. “Não houve qualquer contacto connosco nem nenhuma informação prévia. Simplesmente, colocaram uma carta nas caixas de correio e no dia seguinte puseram as novas placas com a referência a Panoias”, afirma o bracarense, dando voz às críticas dos residentes, que se têm também manifestado nas redes sociais.