Viana do Castelo viveu este sábado à tarde uma réplica do desfile da mordomia, típico da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, numa espécie de anúncio da quadra pascal que se aproxima.
Corpo do artigo
Cerca de 150 mulheres de Geraz do Lima, Ribeira de Viana, Afife, Carreço e Ribeira do Lima percorreram a zona histórica, entre o Largo de São Domingos e os antigos Paços do Concelho na Praça da República, trajadas com fatos à vianesa.
Com temperaturas quase de verão, o público aderiu à iniciativa que se realizou pela primeira vez, compondo a assistência ao longo do percurso.
A "Mordomia do Senhor dos Passos", assim se designa o evento, foi a novidade deste ano da programação “Páscoa Doce”, organizada numa parceria entre a câmara, a associação empresarial e a Diocese de Viana do Castelo. A organização anunciou que a ideia é “agarrar numa componente etnográfica dos momentos solenes, onde as senhoras, principalmente as mais jovens, envergavam trajes de festa de dó, com cores mais sóbrias”.
O cortejo partiu do Largo de S. Domingos e atravessou a Rua Manuel Espregueira, a Avenida dos Combatentes da II Grande Guerra, palco principal do tradicional Desfile da Mordomia nas festas da cidade em Agosto, até à rua da Picota e Praça da República.
Rota das igrejas na Quinta-feira Santa
Na próxima Quinta-feira Santa, em Viana do Castelo, vive-se uma dos pontos altos das celebrações que antecipam a Páscoa, a tradicional visita às igrejas e capelas.
Trata-se de um roteiro religioso por 23 espaços de culto, entre as 20 horas e a meia-noite, que atrai visitantes e turistas à cidade.
Nessa noite estão abertas à oração a Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de Nossa Senhora da Caridade, Capela da Casa da Carreira (câmara municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de Nossa Senhora d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Senhora d’Agonia), Capela do Carmelo de Santa Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de Nossa Senhora das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário e de Nossa Senhora da Conceição da Rocha (junto à Senhora d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.
Manda a tradição que, nessa noite, se visitem sete ou, pelo menos, um número impar de capelas e igrejas.