Morreu, aos 73 anos, o antigo reitor da Universidade do Minho, António Guimarães Rodrigues, que esteve ligado à fundação da academia minhota. O funeral realiza-se na terça-feira, em Braga.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito esta segunda-feira pela UMinho, através de uma publicação nas redes sociais, onde manifesta “profundo pesar” pela morte do professor emérito, que desempenhou as funções de reitor entre 2002 e 2009. No texto, a universidade “expressa as mais sentidas condolências à família enlutada e aos amigos”.
António Guimarães Rodrigues nasceu em 1950, em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique. Começou a carreira docente na Universidade de Lourenço Marques em 1973 e na UMinho em 1975. Na academia minhota, foi professor catedrático e diretor do Departamento de Produção e Sistemas, presidente da Escola de Engenharia, pró-reitor e reitor.
Entre outros cargos, dirigiu o Instituto da NATO (ASI) Operations Research and Management in Fishing, presidiu ao Centro de Computação Gráfica e desempenhou ainda as funções de vice-presidente da Associação Portuguesa de Investigação Operacional.
O velório realiza-se esta segunda-feira, a partir das 17.30 horas, na Igreja de São Lázaro, em Braga. O funeral está marcado para as 14.30 de terça-feira, no mesmo local.