O ex-comandante distrital da PSP de Braga, superintendente Henriques Almeida, morreu no sábado, aos 59 anos, vítima de uma doença prolongada, sendo sepultado segunda-feira de tarde, após cerimónias fúnebres na Capela de Santa Cruz, em Braga.
Corpo do artigo
"Manifestamos o nosso profundo pesar pelo falecimento do superintendente Henriques de Almeida", que até junho de 2025 liderou o Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, segundo nota emitida pelo Comando Distrital de Braga da PSP, na noite deste sábado.
Segundo o comunicado, foram "mais de quatro décadas de vida dedicada à causa pública de forma abnegada, o Comandante Henriques de Almeida constituiu-se exemplo para todos os que consigo lidaram".
"Os polícias e o pessoal técnico de apoio à atividade operacional apresentam as sentidas condolências à família enlutada e amigos", acrescenta a nota de pesar.
O velório decorrerá a partir das 14 horas de domingo até segunda-feira de manhã, na Capela de Santa Cruz, seguindo-se, às 15 horas, as cerimónias religiosas na Igreja da Irmandade de Santa Cruz.
Medalha de Ouro de Serviços Distintos
Henriques Almeida foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública de Grau Ouro atribuída pela então ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e entregue pelo diretor nacional da PSP, o superintendente-chefe Luís Carrilho.
Fernando José Gomes Madeira Henriques Almeida, que ingressou em 1989 na PSP de Braga, esteve ligado aos maiores eventos de massas nos seus 41 anos de carreira, não só em Braga, como ao longo dos últimos anos na Área Metropolitana do Porto, tendo chegado também a comandar, interinamente, o Comando Metropolitano da PSP do Porto.