Uma utente de 85 anos de um lar de Ponte de Lima infetada com o novo coronavírus morreu, e a instituição tem 65 idosos e 18 funcionários com testes positivos, disse o diretor da Casa da Caridade.
Corpo do artigo
Contactado pela agência Lusa, Agostinho Freitas explicou que "a utente morreu, na terça-feira, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde se encontrava internada".
O responsável disse que, esta sexta-feira, foram conhecidos os resultados dos testes realizados a 28 funcionários, sendo que cinco deram positivo", pelo que, do total de 40 trabalhadores, "atualmente estão infetados 18".
Quanto ao total de idosos que a instituição acolhe (67), 65 estão infetados.
13005929
Os dois utentes que tiveram resultado negativo ao teste para a infeção do novo coronavírus estão instalados numa unidade hoteleira em Ponte de Lima para onde foram transferidos na sequência do surto que atingiu a instituição.
O surto de covid-19 associado a esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) teve início no final de outubro, com a confirmação dos dois primeiros casos em utentes.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.