O presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, Luís Amaro, morreu este domingo, aos 64 anos.
Corpo do artigo
"Foi com extremo pesar e profunda consternação que recebemos hoje a notícia do falecimento do Dr. Luís Amaro, Presidente do Conselho de Administração HGO", refere a nota do hospital publicada na página oficial no Facebook. Na mesma mensagem, o Conselho de Administração do HGO refere que "este é um momento de grande tristeza pelo desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida aos cuidados de saúde da população dos concelhos de Almada e Seixal".
"O Conselho de Administração do HGO realça as qualidades profissionais e humanas e a dedicação que o Dr. Luís Amaro demonstrou no cumprimento à Missão e Valores do Hospital", acrescenta o hospital.
Luís Amaro, nascido a 21 de junho de 1958, natural da Vila da Marmeleira, Rio Maior, "deixa um legado de uma enorme dimensão humana, um sentimento de missão inexcedível e de uma competência e dedicação ao Serviço Nacional de Saúde". "Todos os que com ele tiveram o privilégio de privar no dia-a-dia ficarão marcados pela sua dimensão ética e humana e imensa disponibilidade na ajuda ao próximo.
Também as Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos do Seixal e de Almada manifestaram tristeza pela morte de Luís Amaro, com quem referem mantiveram as melhores relações institucionais e pessoais.
"Recordaremos o Dr. Luís Amaro como um homem afável e dialogante, sagaz e combativo e um profundo conhecedor e defensor do Serviço Nacional de Saúde", adiantam numa mensagem deixada nas redes sociais.
Entre 1997 e 2006, Luís Amaro exerceu funções como Administrador Hospitalar no HGO, bem como nos Cuidados de Saúde Primários, no ACES Almada-Seixal e ACES Seixal-Sesimbra, onde desempenhou funções de Diretor Executivo.
As cerimónias fúnebres estão marcadas para segunda-feira, com Missa pelas 10 horas na Igreja da Corredoura e cremação pelas 10h45 no Crematório da Quinta do Conde, em Sesimbra.