A GNR foi chamada, mas não encontrou Aida Ferreira. O marido diz que isolamento só começou no dia a seguir.
Corpo do artigo
A mulher de Fernando Carneiro, candidato do PS à Câmara de Castro Daire, votou nas autárquicas do último domingo apesar de se encontrar em isolamento profilático, depois de o marido ter testado positivo à covid-19 dias antes das eleições, que acabou por perder.
Aida Ferreira fez questão de cumprir o dever cívico, embora estivesse impedida por lei de sair de casa. O período de isolamento começou a 23 de setembro.
Ao que apurámos, a mulher do ex-presidente da Autarquia votou, ao final da tarde, na primeira secção de voto da vila castrense. "Chegou e votou porque ninguém sabia de nada", contou, ao JN, um dos elementos da mesa. De acordo com a mesma fonte, quem sabia que Aida Ferreira deveria estar em isolamento acabou por chamar a GNR. "Alguém a confrontou e ela disse que tinha feito um teste rápido que deu negativo", acrescentou.
Além de surpresos, os elementos da assembleia de voto ficaram também "assustados", tendo desinfetado todos os espaços por onde a mulher passou.
Caso a ser analisado
A GNR esteve no local, mas já não encontrou Aida Ferreira, que acabou por ser localizada na sua habitação. "A guarda deslocou-se junto da senhora e confirmámos que tinha indicação de estar na sua residência por ter tido um contacto de risco com alguém positivo", adiantou o tenente-coronel Adriano Resende, relações públicas da GNR de Viseu.
A força policial tomou "nota da ocorrência" e agora vai estudar "o enquadramento ao nível legislativo" a aplicar nestes casos.
Contactada sobre esta situação, a Comissão Nacional de Eleições remeteu para uma deliberação em que afirma "que não podem as autoridades (eleitorais, administrativas ou policiais) impedir o exercício do direito de voto com fundamento na inobservância de requisitos que não estejam expressamente previstos nas leis eleitorais", acrescentando, todavia, "que nenhum cidadão tem o direito de colocar outros em risco".
O JN contactou Fernando Carneiro, marido de Aida Ferreira, que apenas garantiu que a mulher "está em isolamento desde segunda-feira".
Curiosidades
Confinamento
Fernando Carneiro testou positivo dias antes das eleições. Descobriu que estava infetado na sequência do despiste diário que fazia. Já não participou nos últimos dias de campanha nem nas eleições.
Vitória
O socialista liderou os destinos de Castro Daire entre 2009 e 2013. Tal como há quatro anos, no domingo voltou a perder a Câmara para Paulo Almeida, do PSD/CDS.