Município de Celorico de Basto apela à vigilância popular por causa dos incêndios
Na sequência de vários fogos que deflagraram, este sábado, no concelho de Celorico de Basto, a Câmara Municipal apelou à população para se manter vigilante e de, "em caso de suspeita", denunciar.
Corpo do artigo
Este domingo, 76 bombeiros, com 23 viaturas, apoiados por três meios aéreos, continuam a combater um incêndio em Arnóia, no concelho de Celorico de Basto.
"Mantenha-se vigilante, em caso de suspeita denuncie", é o pedido que o Município faz à população na sua página de Facebook. "Pede-se à população o máximo de cuidado, vigilância e colaboração ativa com as forças de socorro e segurança", lê-se noutra publicação da autarquia. As mensagens foram divulgadas, no sábado, quando deflagraram vários fogos no concelho - Cruz de Baixo, Cabo e Borba da Montanha.
"Em Celorico de Basto, o perigo de incêndio rural está no máximo, com temperaturas muito altas e baixa humidade, e com agravamento das condições meteorológicas, é fundamental que a comunidade esteja em alerta máximo", alerta a autarquia.
O Município relembra que, nesta altura, é proibido lançar foguetes, fazer lume ou fogueiras no campo ou na floresta, queimar sobrastes ou lixo, usar máquinas agrícolas elétricas ou a combustível para evitar faíscas, usar grelhadores ou atirar pontas de cigarros para o chão.