Câmara reforça estratégia de contenção de custos para equilibrar as contas do município e abre concurso público para vender o Hotel & SPA, que foi atracção de uma novela da TVI, onde foram gravados vários episódios.
Corpo do artigo
A Câmara de Alfândega da Fé já abriu o concurso público para a alienação da empresa municipal Alfandegatur (Empresa de Desenvolvimento Turístico de Alfândega da Fé), a detentora do Hotel que possui o único SPA ao ar livre e suspenso do país.
Esta decisão vem na sequência da aprovação do plano de saneamento financeiro, uma vez que a autarquia é uma das mais endividadas do país e está em fase de equilíbrio das contas. A dívida actual é da ordem dos seis milhões de euros.
A necessidade de reduzir custos levou a autarquia a avançar para a alienação das empresas municipais, nomeadamente a AEDAF (Empresa de Desenvolvimento de Alfândega da Fé), que agregava várias unidades de produção e valorização de produtos locais, como uma queijaria, uma confecção de compotas e uma central meleira.
A maior parte destas unidades já estão a ser exploradas por privados e pela Cooperativa Agrícola de Alfandega da Fé. A Câmara precisa de cerca de 10 milhões de euros para equilibrar as contas. O município contou com três milhões de euros através do plano de regularização de dívidas, mas agora vai avançar para o plano de saneamento financeiro.
Por trás desta decisão está a necessidade de poupar, além de que a presidente da Câmara, Berta Nunes, eleita pelo PS e a cumprir o seu primeiro mandato considera que o município “não vocação para gerir empresas”.