
Mercado de Natal é uma das iniciativas previstas
Foto: Câmara de Braga/Arquivo
A programação "Braga é Natal" vai acontecer de 29 de novembro a 11 de janeiro, num investimento de 450 mil euros que contará com mais de 80 espetáculos e terá a festa de passagem de ano, ao som da banda Vizinhos, de regresso à Avenida Central.
Corpo do artigo
Teatro, música, cinema, novo circo, magia, dança, oficinas, horas do conto, coros, cânticos de Natal e animação de rua são algumas das atividades que constam da programação, que é dinamizada pela Câmara de Braga e foi apresentada esta quinta-feira, no Theatro Circo.
A iluminação de Natal, que representa um investimento de 200 mil euros, será ligada no dia 1 de dezembro, num momento antecedido por um concerto especial do Gospel Collective, marcado para as 17.30 horas, na Avenida Central.
Durante todos o mês de dezembro, a cidade receberá mais de 80 espetáculos no palco "Braga é Natal", instalado na Avenida Central, local onde acontecerá também o tradicional mercado natalício, de 29 de dezembro a 24 de dezembro.
Outro dos destaques é um concerto que juntará a Azeituna - Tuna da Universidade do Minho e o cantor Jorge Palma, a 5 de dezembro, às 21.30 horas, no Theatro Circo, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga. A entrada é livre, mas implica o levantamento do bilhete no dia do espetáculo, no Theatro Circo, mediante a lotação do espaço.
A programação manterá atividades habituais como o Bolo Rei Gigante (13 de dezembro, 17 horas, na Praça Municipal), a Parada de Natal (14 de dezembro, às 16 horas, ruas do centro histórico) e o Bananeiro da Pequenada (24 de dezembro, 10 às 12 horas, na Avenida Central), assim como a Corrida de São Silvestre (21 de dezembro, 19 horas, na Avenida Central). De 6 a 11 de dezembro, haverá patinagem no gelo, animação e gastronomia no Largo do Pópulo.
A 28 de dezembro, o Theatro Circo recebe o espetáculo de encerramento da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura ("Entre Pedra e Bruma"), que fará a passagem de testemunho para a cidade de Ponta Delgada, nos Açores, que assume esse título em 2026.
Uma das novidades desta edição é o regresso à Avenida Central da festa de passagem de ano, que tem acontecido no Forum Braga. Um concerto do grupo Vizinhos (00.15 horas) é o grande destaque, num momento que contará também com fogo de artifício à meia-noite e com os DJ Emídio Meireles, Meninos do Rio e André Salvador.
O encerramento acontece no dia 11 de janeiro, com o tradicional Encontro de Grupos de Reis, no Forum Braga, a partir das 15 horas, que contará com a presença de 11 grupos.
"Viver o Natal na rua"
Para o presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, esta é uma programação para "viver o Natal na rua", permitindo também desenvolver o "sentido de pertença e de comunidade" entre as pessoas que moram na cidade. "Braga é uma cidade que tem crescido muito, que vai continuar a crescer e que tem de o fazer de uma forma saudável", apontou o autarca.
Segundo João Rodrigues, a quadra natalícia assume também "muita importância do ponto de vista do tecido económico", permitindo ao comércio local aproveitar a presença de muita gente nas ruas. "Não é por acaso que a maior parte da nossa programação acontece em espaço público", garantiu.
As previsões do presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB), Daniel Vilaça, apontam para que, durante o mês de dezembro, sejam atingidos os "240 milhões de euros em vendas" no concelho de Braga, juntando todos os setores económicos.

