
Natal será assinalado em nove locais diferentes de Arcos de Valdevez
Foto: Floresta Encantada / Facebook
O conceito de "floresta encantada" vai este Natal chegar a zonas florestais classificadas de dois concelhos do Alto Minho: Arcos de Valdevez e Caminha.
Corpo do artigo
Arcos de Valdevez foi o município pioneiro na região, em 2022, com a criação de trilhos iluminados e de uma aldeia Natal em Cabana Maior, e que, devido ao grande êxito, passou, em 2024, a realizar-se, num espaço com maior dimensão e condições de segurança, na Porta do Mezio, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Este ano, regressa a partir de 28 de novembro, com neve artificial (à falta da real), mais espaço e animação. Em Caminha, a câmara está, pela primeira vez, a preparar um evento semelhante, com mascote própria, a partir de 6 de dezembro na Mata Nacional do Camarido.
Em Arcos de Valdevez, o evento natalício na Porta do Mezio contará, na inauguração, com a presença do candidato presidencial Marques Mendes.
"Virá Marques Mendes, mas todos os candidatos à Presidência da República estão convidados a vir à Floresta Encantada. O Almirante Gouveia e Melo também já foi convidado quando cá esteve recentemente", referiu o presidente da câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, que, esta quinta-feira, apresentou a programação de natal do município, ao lado da vereadora da Cultura, Emília Cerqueira, e do chefe de Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e diretor da Casa das Artes, Nuno Soares.
Apresentação das celebrações do Natal, em Arcos de Valdevez (Foto: Ana Peixoto Fernandes)
Na "Floresta Encantada", a entrada custará 3 euros para maiores de 8 anos, e, segundo Olegário Gonçalves, deverá ser colocada, este ano pela primeira vez, uma máquina de fazer neve para aumentar a magia do lugar.
Em Caminha, a programação de Natal será divulgada em breve e inclui um evento com um conceito semelhante, segundo a autarca local, Liliana Silva. "A floresta encantada de Caminha vai ser na Mata do Camarido, de 6 a 21 de dezembro, e a magia vai acontecer. É só isso que posso dizer", disse ao JN.
Em Arcos de Valdevez, foi apresentada programação para um mês e dez dias, em que o Natal será assinalado em nove locais diferentes daquele concelho.
Será iluminado o Miradouro de São Mamede em Senharei, haverá uma árvore gigante de Natal em Rio de Moinhos, presépios em Sistelo, Soajo, Couto e Oliveira, e em Prozelo serão decoradas as fontes e lavadouros da freguesia. Também a rede de equipamentos culturais e científicos do concelho terão atividades natalícias.
O programa "Magia de Natal", em Arcos de Valdevez, que decorrerá de 27 de novembro a 11 de janeiro, num investimento de cerca de 250 mil euros, inclui iluminação, decoração e árvores naturais alusivas na zona histórica, animação de rua, concertos, entre eles o de Sofia Escobar (6 de dezembro) e Soul Sisters of Gospel dos EUA (dia 13), um mercado de Natal, num espaço com 700 m2 e 35 expositores. Destacam-se ainda oficinas, exposições, atividades para os mais pequenos e mais uma edição do "Natal Run", no dia 21 de dezembro. Uma prova desportiva solidária de angariação de bens de primeira necessidade para famílias cadenciadas, em que os participantes pagam a inscrição com a oferta de bens. Nos dias 13 e 14, o Campo do Trasladário, receberá a festa "Natal pelo Mundo", que promove "o convívio dos cidadãos estrangeiros residentes" naquele concelho.
Em Lara, Monção, o conceito também foi replicado de alguma forma, com uma "cascata de sonhos".
Segundo o presidente da junta, Pedro Ribeiro, o evento central será a iluminação da Cascata do Fojo, situada numa zona com arvoredo, no centro da freguesia, e inclui "figuras decorativas em madeira pintadas à mão, alusivas à fauna local, como raposas, cervos, patos, garças e texugos". Em dois moinhos da aldeia serão instalados presépios, um deles com figuras em tamanho real. Terá uma carpa com um mercado de natal com produtores e artesãos locais. A entrada custa um euro.

