
Foto: Ana Peixoto Fernandes
A cidade de Viana do Castelo já está iluminada para o Natal, desde 8 de novembro, mas a animação alusiva à quadra e que será acompanhada de reforço de segurança pela PSP, nas zonas mais movimentadas, começará no próximo dia 5 de dezembro.
Corpo do artigo
Um mercado de Natal que, este ano, ocupará pela primeira vez parte da Avenida dos Combatentes, artéria que atravessa a zona urbana, desde a estação de comboios, até à praça da Liberdade, junto ao rio, será uma das atrações da programação "Viana Coração de Natal", apresentada esta segunda-feira pela câmara municipal e associação empresarial. E que terminará a 5 de janeiro de 2026, véspera do dia de Reis.
Segundo o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, uma das novidades, da animação natalícia, serão os "micro-concertos" junto à Porta Mexia Galvão, numa iniciativa intitulada "Natal à Porta", e também a realização em "dose dupla" do "Viana Moscatel", evento vulgarmente conhecido por "bananeiro" que se realiza, na tarde de 24, véspera do dia de Natal, mas que este ano se repetirá também no dia 31. Para os mais pequenos, o programa contempla animação infantil em vários pontos da cidade, um mini-comboio, uma Casa do Pai Natal e dois carrosséis instalados na Praça da República e no Largo Maestro José Pedro. E ainda, neste último espaço, no âmbito do mercado de Natal, a iniciativa "Largo do Chocolate", com oficinas, showcooking e degustação de produtos.
Para o público em geral, a programação contempla concertos de Natal com a orquestra da ARTEAM e de ano novo com filarmónica de Braga, e ainda um com o músico Miguel Araújo, no dia 6 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo (CCVC). E também uma festa de passagem de ano no CCVC, teatro, cinema, presépios e exposições. Duas delas, "Ah Amália - Living Experience on tour", já disponível até 31 de dezembro, e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, no Museu de Artes Decorativas, aberta até finais de janeiro.
Segundo Manuel Vitorino, a programação natalícia, que nesta edição representa um investimento de 100 mil euros, mais 185 mil referentes à iluminação com espetáculos multimédia na cidade, estende-se até aos Reis com o objetivo de também "atrair um público muito importante, vindo da vizinha Galiza".
Presente na conferência de imprensa, a Comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, Maria dos Anjos Pereira, destacou que, no âmbito da iniciativa "Comércio Seguro", haverá nesta quadra "mais policiamento nas zonas com maior fluxo de pessoas". E recordou que a própria PSP terá aberto ao público um presépio no átrio do quartel.
Por seu turno, o presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), Manuel Cunha Júnior, informou que, este ano, vão decorrer três concursos, um deles para premiar o consumo no comércio local, em que através de cupões fornecidos após compra nas lojas, os clientes poderão ganhar vales de 500, 300 e 100 euros, num total de 12 prémios, para gastar localmente também. Serão ainda realizados mais dois concursos para eleger as melhores montras e as melhores fachadas dos comércios.
O objetivo destas ações, sublinhou aquele responsável, é "criar escala e mais procura do comércio" de Viana do Castelo.

