Praça de Natal assentou arraiais no município poveiro. Magia anda no ar e é para manter até ao próximo sábado.
Corpo do artigo
“Foi uma surpresa muito gira para eles”, diz Zulmira Leal. Pela mão traz os netos Miguel, de oito anos, e Afonso de dois. Foi às compras ao Mercado Municipal da Póvoa de Varzim e “tropeçou” na Praça de Natal. A manhã transformou-se numa experiência “para recordar”: viram o Pai Natal, pediram os presentes, deixaram a carta e ainda ouviram um conto de Natal. “Foi muito fixe”, resume Miguel. A animação continua até ao próximo sábado e há atividades para miúdos e graúdos.
“Foi giro”, diz Guilherme Ribeiro, de 11 anos, ainda com o cabelo cheio de pequenas bolinhas brancas. À porta do mercado, às 10 horas, nevou. Era o pontapé de saída. Guilherme já viu neve “a sério”. Esta é “diferente e menos fria”, mas, ainda assim, traz consigo o mesmo ambiente “mágico”. Agora, até sábado, neva todos os dias às 10, 12, 15, 17 e 18 horas.
O rapaz veio com a avó, Maria Fernanda Gomes. “O presépio está muito lindo!”, explica a mulher, que, todas as semanas, vai pelo menos duas vezes ao Mercado Municipal. É lá que compra peixe, frutas, legumes, flores.
Zulmira também não dispensa o mercado poveiro. Segue as pegadas da mãe. Garante que “os produtos têm muita qualidade” e são “sempre fresquinhos”.
Presépio e hora do conto
Miguel quer uma pista de skate de dedos e já contou tudo ao Pai Natal. Afonso quer um boneco dos PJ Masks e uma bola da Patrulha Pata. Ainda não sabe as letras, mas o irmão ajudou-o a escrever a carta. Junto às peixarias, está o presépio, o trono e o velhinho de barbas brancas que chega, todos os dias, às 10 e às 15 horas. Ao lado, há uma mesa, papel, lápis coloridos e um marco do correio à espera dos pedidos dos mais pequenos.
Miguel e Afonso já deixaram as suas cartas e, no final, ainda ouviram uma das histórias de Natal. A hora do conto é todos os dias às 11.30 e às 16.30 horas. “O mercado nunca esteve tão bonito!”, finaliza Zulmira, olhando encantada a decoração, que pôs o seu mercado de sempre com “cheirinho a Natal”.