Uma nova passagem aérea para peões está a ser instalada na Estrada Nacional 13, junto à rotunda de acesso à A28 em Vila Praia de Âncora.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela Câmara de Caminha, aquela estrutura pedonal, "retira do isolamento cerca de uma centena de habitações localizadas a poente da EN13 e estabelece um atravessamento seguro da via".
A sua instalação faz parte da empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre, que compreendeu "a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora". E corresponde a "um investimento global superior a um milhão de euros".
"Agora, estamos a concluir o nosso trabalho, acabando com o isolamento pedonal de uma centena de habitações situadas a poente da N13 que não tenham outra maneira de vir à vila a não ser de carro ou motorizada", afirma o autarca de Caminha, Miguel Alves, referindo que "hoje quase uma centena de famílias que, em pleno século XXI, não podia ir à praia ou às compras a pé sem atravessar a salto uma estrada nacional, já o pode fazer".
O Presidente da Câmara recorda que o projeto de reabilitação daquela zona de Vila Praia de Âncora, foi iniciado em 2016 com o Guilherme Lagido, estão vice-presidente da autarquia e recentemente falecido.