A cidade vai passar a contar com um sistema pago de bicicletas partilhadas, mas mantém o sistema das antigas BUGA ao dispor dos utilizadores, a título gratuito. Os preços vão dos 10 cêntimos a um euro, por meia hora de utilização.
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A BUGA - Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, tornou-se uma imagem de marca da cidade, há mais de duas décadas, tendo sido, à época, um projeto pioneiro em Portugal. Mas, agora, quase dois anos depois do que estava inicialmente previsto, prepara-se para conhecer uma nova vida. As novas BUGA mantêm o nome, apesar de a sua utilização passar a ser paga, e serão inauguradas e ativadas no próximo dia 19. No total, haverá 204 bicicletas, nenhuma das quais elétrica, distribuídas por 20 docas, instaladas em vários pontos da cidade. Os preços variam entre 10 cêntimos e um euro, por cada meia hora.
O anúncio foi feito por Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, na reunião camarária de ontem, quinta-feira: as BUGA 2 - nome dado pela autarquia, para distinguir o sistema novo do antigo - vão ser inauguradas no próximo dia 19. A ativação chegou a estar prevista para julho 2021, mas problemas com o consórcio que foi contratado para implementar o sistema no terreno ditaram o atraso.
Em traços gerais, as novas BUGA diferenciam-se das antigas por possuírem um suporte para o telemóvel e por permitirem o carregamento do mesmo. E também por a sua utilização apenas ser possível através de uma aplicação para telemóveis, onde se processará o pagamento. Além disso, em todas as estações da BUGA existirá um quiosque, com informações e com acesso a "wi-fi". As novas bicicletas são também dotadas de um sistema de georreferenciação.
A pagar ou grátis
Na mesma reunião de Câmara, foi aprovado o tarifário das novas BUGA. E, nesse sentido, foram definidos dois tipos de utilizador: o fidelizado e o não fidelizado (mais direcionado para turistas que estejam de visita à cidade).
No caso dos utilizadores fidelizados, estipulou a Autarquia, o custo de adesão ao serviço será de 10 euros, cinco dos quais revertem em crédito para andar de bicicleta. De acordo com o tarifário, nos primeiros 30 minutos de utilização, o custo será de 10 cêntimos. A partir daí, e até uma hora de uso contínuo da bicicleta, será cobrado um euro. Depois da primeira hora, o valor altera-se de hora a hora - 1,50 euros, se a utilização for até duas horas, três euros, para quem andar até três horas, e cinco euros, se a utilização for entre três e quatro horas. Sete euros será o valor máximo cobrado por dia, para quem utilizar as bicicletas, de forma contínua, durante cinco ou mais horas.
No caso do tarifário para utilizadores não fidelizados, destinado a visitantes, o custo é mais caro. Assim, nos primeiros 30 minutos, a utilização das bicicletas vai custar um euro. Entre os 30 minutos e a primeira hora, sobe para dois euros. Utilizar a BUGA até duas horas custará três euros e, para três ou mais horas de uso contínuo, o preço máximo cobrado fixa-se nos sete euros.
"A BUGA 1 vai continuar a existir, com 80 bicicletas, e mantém-se de utilização gratuita", ressalvou Ribau Esteves. No total, para implementar a "BUGA 2", a Câmara investiu 718 mil euros, que incluíram a fabricação das bicicletas e das docas, assim como a instalação das mesmas.
Mais docas
Outra das grandes diferenças das novas BUGA, relativamente às primeiras, é o facto de as docas estarem espalhadas pela cidade, em locais como Esgueira (junto ao Carramona), perto das escolas secundárias Homem Cristo e José Estêvão, na universidade, no Mercado de Santiago e no centro comercial Glicínias Plaza, entre outros. O objetivo é que as bicicletas possam ser utilizadas pelos aveirenses nas deslocações de casa para a escola ou para o trabalho.
Novidade é, também, o facto de a Autarquia passar a dispor de uma equipa permanente a trabalhar no projeto, que dará assistência e fará o transporte das bicicletas, entre docas, sempre que necessário.