Um novo centro de saúde será construído na Rua das Arroteias, em Rio Tinto, Gondomar, e vai beneficiar 25 mil utentes. A obra terá o custo de três milhões de euros.
Corpo do artigo
O novo equipamento, que será construído num terreno comprado pelo Município e que custou cerca de 400 mil euros, servirá para substituir o centro de saúde de Brás Oleiro, situado na Rua de Chaimite, que funciona num edifício arrendado há mais de 40 anos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).
Segundo explicou ao JN o presidente da Câmara, este imóvel "foi alvo de obras em 2009/10, ficando dotado de um elevador, mas aos dias de hoje está sem grandes condições, sobretudo ao nível das acessibilidades".
Nas duas unidades de saúde familiar que funcionam neste equipamento estão inscritos 20 mil utentes. Já o novo terá capacidade para mais cinco mil pessoas.
Zona ocidental beneficiada
Com este novo centro de saúde, que nascerá na Rua das Arroteias, junto ao cruzamento com a Rua das Cantarinhas, será beneficiada "toda a zona ocidental de Rio Tinto, desde a Areosa até Carreiros, incluindo a Triana e Forno", referiu o autarca.
A intervenção surge na sequência da descentralização de competências do Governo para as Autarquias, tendo o Município de Gondomar conseguido inscrever este novo centro de saúde. Já a construção, cuja empreitada ascenderá aos três milhões de euros, contará com o apoio de 1,9 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Marco Martins deu conta que a candidatura "está em fase de aprovação", tendo a ARS-Norte "já aprovado o estudo prévio".
O autarca salientou ainda que "a localização tem duas vantagens: É o único terreno naquela zona com tanta área (quatro mil metros quadrados) e, por isso, capacidade construtiva e, por outro lado, vai permitir um novo arruamento de acesso à Rua D. Afonso Henriques, e com isso 'desguetizar' a Triana".
.