A Torreira não vai ter parque de campismo no próximo Verão. A Câmara considera que o actual não tem condições e decidiu avançar para a construção de um novo no local do actual, que deverá estar pronto em 2011.
Corpo do artigo
O parque de campismo da Torreira (Murtosa) vai estar fechado durante o próximo ano para obras. "Obra neste caso significa fazer um parque novo no mesmo local porque o actual parque deixou de ter condições mínimas para funcionar", explicou, ontem, ao JN, o presidente da Câmara da Murtosa, Santos Sousa. O novo parque deverá estar pronto no início de 2011, prevendo a autarquia investir "entre 400 e 500 mil euros" numa infra-estrutura que ficará com capacidade para cerca de 550 campistas.
O executivo camarário, que decidiu fechar o parque no próximo dia 31, equacionou duas situações: ou fazer um novo parque de três estrelas no actual local com cerca de três hectares, ou avançar para um novo, de quatro ou cinco estrelas, que pudesse ser encarado como um parque para as próximas décadas. "O primeiro custaria entre 400 e 500 mil euros, o segundo ascenderia a um milhão de euros", explicou Santos Sousa.
Como os actuais responsáveis camarários acreditam que "num prazo de 10 a 20 anos, o actual parque, situado no centro da Torreira, terá de mudar de local, de forma a que a Torreira ganhe ali uma zona verde", decidiram optar pela primeira solução.
"O futuro parque terá capacidade para cerca de 550 campistas. Até agora poderiam entrar 2000, como acontecia no Verão ou por altura das Festas de S. Paio", lembra o presidente da Câmara, que não quis arriscar o fecho compulsivo do parque de campismo por parte da fiscalização. "Face à nova legislação, o parque da Torreira não reúne as condições mínimas para funcionar, por isso, optamos na última reunião de Câmara, por o fechar no final deste ano, avançado em Janeiro com o concurso público para que possa estar pronto no início de 2011", diz Santos Sousa. O autarca lamenta que não haja parque de campismo na Torreira no próximo Verão, mas espera que os campistas compreendam a obrigatoriedade de renovar o equipamento.
O parque da campismo ocupa três hectares e fica situado no centro da Torreira, a 200 metros da ria e a 500 metros da praia. O presidente da Câmara adianta que continuará a ser concessionado a um privado, devendo abrir um novo concurso durante o próximo ano.