O "Diligente" está ancorado em Sagres, é o mais recente navio salva-vidas "made in" Portugal e é considerado um topo de gama mundial equiparando-se às fragatas "Vasco da Gama" ou aos "F 16" da Força Aérea.
Corpo do artigo
Com os irmãos-gémeos "Vigilante", ancorado em Peniche, e o "Atento", no porto marítimo de Viana do Castelo, o "Diligente", em Sagres, remata um trio de navios, que apesar da pequena dimensão, têm a enorme missão de salvar vidas humanas no mar.
O salvamento de seres humanos é o principal objectivo, mas esta embarcação também pode ajudar no trânsito marítimo da zona de Sagres, onde existe um esquema de separação de tráfego com navios de vários nacionalidades a circularem, ou mesmo prevenir e combater poluição nos mares, explicou o comandante Marques Pereira, da Polícia Marítima.
Com uma autonomia de 240 milhas náuticas (mais de 400 quilómetros), que dá para chegar à Zona Económica Exclusiva (ZEE), o "Diligente" veio substituir o salva-vidas "Rainha D.ª Amélia", cuja autonomia era apenas de 80 milhas.
O "Rainha D.ª Amélia", que ainda está no porto da Baleeira, em Sagres, vai ser alvo de melhorias dos equipamentos, e depois é enviado para o porto de Vila Real de Santo António, junto a Espanha, onde não existe nenhuma embarcação deste nível. "Com duas embarcações salva-vidas rápidas, a região do Algarve aumenta consideravelmente a capacidade de salvamentos no mar", sustentou Reis Ágoas, da Autoridade Marítima da zona sul.
A característica mais revolucionária do novo salva-vidas, construído no Arsenal do Alfeite, estabelecimento fabril da Marinha, localizado na Margem Sul do Tejo, é ser inafundável.
O navio consegue fazer a rotação por si próprio no caso de se virar no mar, voltando à tona da água e mantendo em simultâneo a segurança dos náufragos que transporta.
Os três navios da classe "vigilante" têm capacidade para recuperar até 12 náufragos em mares de grandes alturas de onda e mais um deitado em maca, além da tripulação do navio constituída por quatro pessoas.
Com um custo a rondar um milhão de euros, o "Diligente" tem também sistema de detecção de incêndios e de inundações, pode transportar 200 litros de água fresca, casa de banho, e tem capacidade para 1.600 litros de combustível.
Esta embarcação, à semelhança das suas congéneres de Peniche e Viana, tem uma estrutura em liga de alumínio, mede 14,5 metros de comprimento total, 4,3 metros de boca.