O Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra, o SIT Metropolitano, arranca a 1 de agosto com nova linhas e veículos, acesso à internet e incentivos nos passes.
Corpo do artigo
A operação, que chegou a ser apontada para avançar a 1 de julho, é tida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) como “um passo decisivo no caminho para uma mobilidade mais eficiente e atrativa para todos”.
O SIT Metropolitano, operado pela Busway Coimbra, apresentará diversas inovações. Cerca de 80% da frota é nova. No interior dos autocarros os passageiros terão Wi-Fi gratuito e informação sobre o percurso em tempo real, para facilitar as deslocações. Haverá veículos preparados para pessoas com mobilidade, especifica a CIM
A cobertura, que conta com cerca de 200 linhas, será alargada. Entre as novidades destaca-se uma nova linha rápida entre Penela/Coimbra, outra entre Figueira da Foz/Montemor-o-Velho/Coimbra e, ainda, uma nova linha rápida entre Mira/Cantanhede/Coimbra. Haverá, também, “mais serviços entre Poiares e Coimbra, com melhorias significativas de serviços entre os municípios de baixa densidade e Coimbra”, garante a CIM.
Para incentivar o uso do transporte público, os passes até aos 23 anos serão gratuitos. Além disso, quem adquirir um passe mensal da rede SIT Metropolitano da Região de Coimbra tem uma redução de 50% no preço.
Para continuar a utilizar os serviços da nova rede, os utilizadores precisarão de atualizar o passe nos postos de venda SIT Metropolitano.
Passe único “em breve”
A Região de Coimbra adianta que a intermodalidade, que permitirá aos utilizadores viajar em todos os sistemas de transporte disponíveis no território (SIT Metropolitano, SMTUC, Metro-Mondego e CP) usando um único passe, será uma realidade “em breve”, mas não concretiza data. Segundo explica, alguns operadores tiveram “constrangimentos”, pelo que se decidiu que, “por forma a não prejudicar o calendário de arranque do SIT Metropolitano”, o MOVE-C avançará quando os sistemas estiverem plenamente funcionais. Trará “ainda mais descontos e vantagens para o utilizador final”, garante.