Novos autocarros elétricos "TuViana" fabricados na China vão circular a partir de 23 de setembro
A câmara de Viana do Castelo desvendou esta quarta-feira que a nova operação de transportes urbanos com autocarros elétricos, que arranca a 23 de setembro, sob gestão daquele município, vai chamar-se "TuViana".
Corpo do artigo
A autarquia criou uma página alusiva ao novo sistema municipal, que substituirá a concessão até agora nas mãos do grupo Avic, referindo que esteve reunida com os responsáveis da MotaEngil Renewing, que vai fornecer os 15 autocarros 100% elétricos para a operação.
A empresa do grupo MontaEngil foi a vencedora do concurso público para fornecimento da frota, que envolve um investimento de cerca de cinco milhões de euros, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo aquele município, os novos autocarros "resultam de uma parceria com a HIGER, uma das maiores fabricantes mundiais de autocarros elétricos", foram fabricados na China e vão "operar em sete linhas já existentes, bem como em duas novas".
"Terão capacidade para transportar 75 passageiros nos modelos standard e 34 nos modelos midi", informou. A câmara detalhou ainda que "o "TuViana" entrará em funcionamento no dia 23 de setembro.