Dos 24 utentes do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, apenas dois não estão infetados com o novo coronavírus.
Corpo do artigo
Dos 18 utentes transferidos na terça-feira para o Seminário da Silva, também em Barcelos, 17 deram positivo para o novo coronavírus. A estes, somam-se os 12 (cinco utentes e sete funcionários) também já infetados e cujos resultados foram sendo divulgados ao longo dos últimos dias. No total, são 29 as pessoas ligadas ao CASP que estão contaminadas com Covid-19.
12014291
Só dois utentes não foram infetados, um dos quais porque não esteve em contacto com os restantes, uma vez que estava internado no Hospital de Barcelos devido a outra patologia. O outro, cujo resultado do exame deu negativo, não vai regressar ao lar, podendo ser integrado noutro espaço similar ou passar uma temporada em casa de familiares, explicou o autarca de Barcelos.
Depois de desinfetado o lar, os utentes infetados vão regressar e continuar o tratamento no edifício do CASP. "Dentro do que é possível, os utentes estão bem", disse o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, adiantando que o funcionamento da instituição será assegurado por funcionários que entretanto terminam a quarentena, com o apoio de elementos da Segurança Social.
De acordo com os dados divulgados pela DGS esta quarta-feira, o concelho tem 52 casos de Covid-19, não estando ainda contabilizados os 17 utentes do lar da Pousa.