O candidato independente Nuno Cardoso propõe, para o Porto, um "policiamento de proximidade, 24 horas por dia e em todas as freguesias", e a criação da figura do Provedor do Munícipe Sénior. A apresentação da candidatura decorreu, esta quarta-feira ao fim da tarde, no Passeio das Virtudes.
Corpo do artigo
No domínio da habitação, Nuno Cardoso defende, entre outras medidas, "a criação de um conselho municipal de carácter consultivo que integre representantes de diferentes setores: público, privado, social, cooperativo, movimentos cívicos, entre outros; o lançamento de um programa de construção de 50 projetos de habitação colaborativa pública destinada a seniores que vivam sozinhos em habitação municipal".
No âmbito do crescimento do emprego e do tecido empresarial, o candidato à Câmara do Porto pretende "fomentar o alargamento da zona industrial, fomentando a implementação e a instalação de empresas e indústrias tecnológicas e criativas".
Em relação à segurança, considera fundamental uma "revisão do modelo e estatuto da polícia municipal, equiparando-a à PSP", e o "reforço de meios tecnológicos, quer para apoio à atuação no terreno, quer para a modernização e digitalização" dos serviços. "Esta medida permitirá libertar operacionais para uma maior presença junto da população".
Eliminar portagens
Propõe a "implementação de um modelo de "Polícia de Proximidade" em todas as freguesias, durante 24 horas, com o objetivo de reforçar a vigilância preventiva, a ligação com a população e as forças de segurança, garantindo respostas céleres e ajustadas à realidade de cada território".
A atenção à população sénior é outro dos aspetos valorizados pela candidatura "Porto Primeiro". Nuno Cardoso aposta na "criação de um Provedor do Munícipe Sénior do Porto e um Conselho Municipal Sénior", bem como "numa linha de apoio com o objetivo de sinalizar situações de isolamento e mobilizar as respostas sociais".
A "transformação da EN12 (Circunvalação) numa alameda urbana e a eliminação de portagens na CREP e na A4 (Matosinhos - Valongo)" constam do programa.