Óbidos vai realizar, pela primeira vez, um evento dedicado aos jogos, programação e robótica, entre os dias 4 e 7 de maio, que terá a particularidade de se realizar em vários espaços da vila, em vez dos tradicionais pavilhões, e no parque tecnológico.
Corpo do artigo
A programação do Óbidos Vila Gaming na vila inclui retrogames, arcade, videogames, esports, realidade virtual, experiências submersivas, cosplay, torneios, música, concursos e espetáculos de drones.
A Casa da Música será o palco de conferências, conversas e entrevistas com vários intervenientes do mundo dos videojogos, e concursos sobre o que de melhor se faz no mundo nesta área.
Os streamers Movemind, Drake e Rad Weasel, os youtubers Daizer, Pedro Tim, Diogo Inácio, Ric Fazeres e Lilionscreen, e os influenciadores que usam o Tik Tok Francisco Trezentos, Salvador Galeão, Maria Flor e Pepito estarão presentes no evento.
Fora dos grandes centros
Presente na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta quarta-feira, Pedro Tim destacou o facto de o Óbidos Vila Gaming decorrer fora dos grandes centros, como Lisboa e Porto, onde os mais novos nem sempre têm oportunidade de ir.
"Os videojogos fazem a parte da vida dos jovens e temos de aceitar isso", afirmou o criador de conteúdos na área do futebol. "Temos portugueses a ganhar campeonatos mundiais de FIFA e CS [Counter Strike]. O vício é mau, mas também não sabemos se vai dar frutos daqui a uns anos", observou.
Pedro Tim referiu ainda que estes eventos são fundamentais para os criadores de conteúdos, porque é uma forma de conhecerem pessoalmente quem os acompanha e perceberem do que mais gostam. "Também é importante os pais saberem o que os filhos fazem e haver controlo parental. Os pais acabam por gostar e são dias bem passados."
Além das diversas iniciativas previstas na vila, em simultâneo, vão decorrer mais de 20 conferências direcionadas a profissionais do setor, professores, estudantes e criativos, no Parque Tecnológico de Óbidos. Vão ser ainda promovidos showcases de jogos independentes.
Atrair investimento
Miguel Silvestre, diretor executivo do Parque Tecnológico, revelou que a intenção é ainda "mostrar a dinâmica do edifício e mostrar que Óbidos é um local interessante para investir".
O presidente do município, Filipe Daniel, confirmou que o principal objetivo do Óbidos Vila Gaming é dar a conhecer o evento, mostrar o que é feito no parque tecnológico e atrair empresas de base tecnológica para o território.
"Óbidos tem de se reinventar todos os dias", justificou o autarca e mentor do evento, onde serão investidos 250 mil euros. Embora seja "difícil projetar o retorno", adiantou que será realizado de dois em dois anos, intercalado com mais um evento novo, sobre agrotecnologia, que decorrerá em 2024.
"Queremos que Óbidos seja a primeira vila gaming do mundo", afirmou Ricardo Duque, presidente da Óbidos Criativa, que quer colocar Óbidos na agenda dos eventos mundiais e proporcionar novas experiências a diferentes públicos.
Duque referiu ainda que o Óbidos Vila Gaming é um evento direcionado a famílias, que pretende valorizar o território. "O tema do gaming é já intergeracional", justificou. Mas as portas estarão abertas a todas as pessoas que se identificam com estes temas.
O presidente da Óbidos Criativa anunciou que são aguardados cinco a dez mil visitantes diários, nos mais de 200 postos de jogos. O valor de entrada no evento é de dez euros por adulto, oito euros por criança (4 a 12 anos), cinco euros para os alunos das escolas (apenas quinta e sexta-feira) e será gratuito para os munícipes. O passe para os quatro dias custa 15 euros.